sábado, 22 de agosto de 2009

Onde está o preparo?

"Van fura bloqueio policial e estudante morre baleada"

Aí eu leio uma notícia dessa e fico sem saber o que falar. No nosso querido Brasil de hoje blitz policial e blitz de bandido se confundem e não podemos confiar mais em nada, por isso toda desconfiança é pouca. Foi isso que o motorista da van pensou e numa reação instintiva furou um bloqueio policial que era de fato policial e nada mais. O soldado, super preparado reagiu MUITO bem. Sabe como? Atirando na van! Sim, disparou contra uma van, sem saber quem estava ali dentro e acabou acertando uma estudante de 20 anos que ironicamente era filha de um sargento policial aposentado. E fica a pergunta no ar: quem preparou esse jovem soldado da PM para que a primeira reação dele deve ser atirar sem mais nem menos?! Lamentável ter que ver e ler esse tipo de notícia e saber que a cada dia que passa, a imagem do policial bonzinho, confiável, bem treinado em favor do bem da comunidade vai sumindo e dando lugar a imagem do despreparo e desespero quando não é a imagem de corrupção que vemos em qualquer filme nacional que aparece por aí. Uma pena...

segunda-feira, 23 de março de 2009

Proibido brincar no futebol.


Todo mundo que acompanha futebol viu o caso do jogador Jairo, do Figueirense, que teve que usar um vestido rosa no treino. O assunto foi muito falado essa semana, já tá até desgastado, mas como não vi um jornalista sequer, falando disso do jeito que eu queria ouvir, resolvi expressar aqui minha opinião para ver se alguém pensa da mesma maneira. Aliás, antes da minha opinião, quero criticar uma maneira de atuar da crítica esportiva.
No Globo, que foi onde li pela primeira vez sobre o assunto, vi uma crítica árdua ao técnico Roberto Fernandes, que segundo o jornal, teria feito o jogador usar o tal vestido feminino porque o mesmo tinha treinado mal no dia anterior. Abaixo da crítica, que trazia um forçado histórico de insucesso do treinador, vinha um comentário sobre uma advogada da OAB dizendo que o jogador poderia (e deveria) processar Fernandes por tê-lo feito passar por aquela situação, blá blá blá.
Ora, antes de falar tudo isso sobre o treinador seria mais prudente e correto pesquisar sobre o caso. Descobriu-se que não foi Roberto Fernandes que levou o vestido, que não foi o treinador que inventou a brincadeira e mais: que ela já ocorria na época do antigo treinador (Alexandre Gallo).
A brincadeira na época de Gallo era que o jogador que se saísse mal teria que usar uma camisa com a palavra "fanfarrão" escrita. Na era Fernandes, a brincadeira é pagar uma prenda qualquer, e dessa vez, um jogador do elenco levou a camisola. Sem maldade, só pra sacanear mesmo o Jairo que foi mal no treino.
Agora me diz: que mal tem isso? Sinceramente, o pessoal tá querendo tirar o restinho de brincadeira que ainda existe no futebol. A gente escuta e lê tanta história engraçada do futebol antigo e fica imaginando como era um esporte alegre porque atualmente as histórias engraçadas e os folclores estão acabando. Onde estão os Vampetas, Denílsons, Túlios Maravilhas, Garrinchas? Que o espírito alegre e folclórico desses reapareçam nos próximos jogadores! (e o vestido era até bonitinho...)

Heitor F.C.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Hora do Planeta

Talvez você já tenha visto na televisão anunciando rapidamente a "Hora do Planeta". O anúncio diz apenas para você apagar a luz da sua sala durante 1 hora no dia 28 de março.
Aproveito esse espaço - que apesar de pouco lido, é lido, e isso basta - para informar um pouco mais sobre esse movimento e para animar, que seja mais uma pessoa, a participar. É muito simples: no dia 28 de março, você e sua família, devem desligar todas as luzes da sua casa de 20:30 até 21:30, num gesto simbólico para "o Brasil demonstrar que a sua população está atenta ao problema do a
quecimento global e disposta a tomar as atitudes necessárias para reduzir as ameaças." - Assim está no site oficial do gesto.
O WWF, organizador do "evento", estima que 1 bilhão de pessoas vão participar do ato em prol do planeta. http://www.wwf.org.br/informacoes/horadoplaneta/quem_ja_aderiu     - Veja aí quem no Brasil já aderiu à campanha. 
Minha namorada por exemplo, faz aniversário nesse dia, e nem por isso deixará de participar, pelo contrário, informou todos os familiares que apagará as luzes de 20:30 às 21:30 na sua casa e que a festa só começará depois disso. Um gesto simples, mas que diz pra todo mundo: "eu me importo com o planeta." 

Faça parte disso! 

"A Hora do Planeta é um gesto de engajamento, no qual cada um deve fazer a sua parte para um futuro melhor. Será uma demonstração da nossa paixão pelas pessoas,  pela solução, pela conservação do planeta, e principalmente, pelo futuro e pela vida." 
Álvaro de Souza, presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil



Heitor F.C.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Mudanças anunciadas

Acompanhar a realização de um sonho de anos se concretizando aos poucos, acredito que seja mais bonito e legal do que um sonho realizado rapidamente. Mas é um sonho de mudança. Sonho de sair da cidade natal, não que não goste, mas que cansou da falta do que fazer naquele final de semana. Nos últimos dias tenho ido ao Rio ver o apartamento no qual vou passar os próximos 4 anos da minha vida, esses que serão os anos mais diferentes de toda a minha história. 
Hoje visitei um, abri a janela e olhei, olhei mais um pouco, gravei bem a possível imagem que eu vou ver durante bastante tempo e vi ali passando os carros, indicando que algo mais tava passando: minha dependência total dos meus pais. Momento inevitável, maravilha.
To curtindo cada segundo. Planejando, imaginando, sem saber direito como vai ser, e de que maneira vai acontecer. Muito bom tudo isso.


Heitor F.C.

terça-feira, 3 de março de 2009

O Rio Mais Preto e Branco

Ah, chego de viagem no sábado e já sou recebido com a informação de que o meu ingresso para a final da Taça Guanabara entre Botafogo x Resende já estava aqui em casa.
Pois bem, acordar no domingo tendo a certeza de que ia no jogo foi muito bom. Almocei já devidamente uniformizado para o jogo com as minhas peças de roupa que fazem parte de uma das minhas milhares supertisções. Bom, saímos 14:00 de casa e na estrada Petrópolis - Rio notamos que 80% do trânsito da estrada era para o grande evento que ocorreria no Maraca às 4 horas da tarde. Algo me dizia qu
e ia tá cheio lá, (ok, eu já tinha visto na TV que 56.000 ingressos já ha
viam sido vendidos no sábado, mas finge que eu não lembrava disso). Entramos no estádio faltando 25 minutos para começar a 44ª final da Taça Guanabara no dia do aniversário de 444 anos da Cidade Maravilhosa. O Botafogo até aquele momento havia conquistado 4 Taças Guanabara em sua história. O favoritismo era claro da parte do Botafogo que começou levando leve pressão, mas depois tomou conta da partida e numa jogada bizonha da zaga Resendense abriu o placar com o Reinaldo aos 37'. No segundo tempo, logo no início Renan fez uma defesa fenomenal em cabeçada de Bruno Meneghel, o susto foi grande, mas apesar disso, logo aos 7', Juninho descobriu Lucas Silva que ia ser substituído e invadiu a área, driblou o goleirão e mandou pra dentro a bola que antes ainda deu uma bitoquinha na trave. Depois disso era festa nas arquibancadas e a equipe de General Severiano perdendo gol at
rás de gol. No final ainda deu tempo de Maicosuel garantir o seu 6° gol na competição e o 3° do Bota na partida. 3x0 piscando no placar do "maior do mundo" e é Fogão campeão da Taça Guanabara de 2009, garantindo pela 4ª vez seguida presença na final do Campeonato Carioca.

Os mais de 75.000 alvinegros que estavam presentes proporcionaram uma festa inesquecível. Agora uma opinião minha: um herói dessa conquista que pouco foi lembrado é Leandro Guerreiro. Além de Ney Franco, claro, que pegou um time desmontado e deu espírito, alma, vontade de ser campeão e acima de tudo, transformou num elenco, claramente unido.
Palmas para Ney, palmas para a torcida que compareceu em PAZ e gritou "é ca
mpeão", palmas para o elenco alvinegro, palmas para os funcionários alvinegros que nunca são lembrados, e palmas para todo mundo que fez parte dessa campanha. A história conta: nas 4 vezes em que o Bota venceu a Taça Guanabara levou também o Campeonato Carioca. Que a tradição se mante
nha e aí sim, na final do Carioca, a torcida poderá cantar que vice é o Cuca, por enquanto, acho cedo, e é melhor ficar ao som de "ai ai ai, Maraca é do fogão" no ritmo de "Sa
lgueiro é o caldeirão".



ps.: o número 4 foi escrito 10 vezes durante essa postagem. Será que a mística da 7 vai ser também a da 4?!?!?! Só faltou o jogo ser 4x0 com gol de Emerson, o camisa 4. Haha!

Te vejo na final!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Brasil é uma maravilha

Pesquisei aqui rapidamente, talvez eu que não tenha achado nada, e esteja errado, mas só no Brasil as pessoas tiram uma segunda E uma terça feira no país inteiro pra comemorar, pular, dançar, se vestir do sexo oposto, andar pelas ruas sem ser uma data especial. Isso porque estou falando oficialmente, mas em boa parte dos casos é de um sábado até o outro domingo que a pessoa tira de "férias". Ah, ok, o Carnaval por si só já é uma data especial. Se pensar bem, não há porquê ser, mas é isso que torna o brasileiro um povo feliz, solto, alegre e tudo aquilo que você já tá cansado de ouvir. Numa época de crise, o país inteiro simplesmente para (seguindo a nova regra ortográfica...) durante uma semana, olha que beleza!
Cada um faz o que quer nessa época, assim como em qualquer feriado né? Uns vão pra lugares completamente cheios de gente e não estão nem aí pra muvuca, trânsito e tal.
Outros já fogem disso e vão para um lugar isolado. Também é válido.
Acho que a proposta do Carnaval, nos tempos atuais, é claro, é que seja uma época de paz, harmonia, união, onde quer que esteja. Lembrando nossos ancestrais que colocaram no nosso sangue essa ideia de curtir um período sem ter muito bem motivo pra isso.
Excelente.
Queria escrever mais, mas to atrasado. Vou pra Minas curtir um Carnaval lá.
E você, vai "carnavalzar" onde? 

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Até quando?


Sim. Até quando teremos que ler, ouvir e assistir que após um clássico teve confusão, gente ferida, conflito com a polícia, atos de vandalismo, gente morta...? E de quem é a culpa?



Falando particularmente do clássico paulista, os culpados são vários, mas um em especial tem mais culpa que os demais: é a diretoria corinthiana. Sim, porque a diretoria são paulina, diminuiu para 10% a carga de ingresso para os torcedores corinthianos como se isso fosse adiantar. 10% de 68.000 = 6.800. Que fique bem claro: sem a diminuição, vão todos os torcedores ao estádio, tanto as famílias quanto os "brigões", enfim, todos. Já com a diminuição, a família fica fora disso e vão ao estádio somente os "esquentadinhos" (só pra não repetir palavra..). Resumindo, porque já to demorando demais, com ou sem a diminuição os 5.000 "torcedores" que só vão brigar e estragar a festa, estarão lá. Certo? Errado! Estaria certo se o ingresso fosse a preço popular, mas já que o ingresso mais barato era R$50,00 as torcidas organizadas, que são a massa, o povo, e por isso possuem menos poder aquisitvo estariam de fora. Certo? Errado de novo. Estaria certo se - aí está a grande culpada - a diretoria do Timão não desse ingressos para boa parte da torcida, possibilitando assim a entrada desses no estádio. Uma torcida que na chegada no Morumbi cantava: "ôÔÔ a violência voltoooou". Agora eu te pergunto: será que estes são torcedores do clube ou torcedores da torcida? A resposta você já sabe.


É inegável que a festa que as organizadas fazem é linda, como esta em que vemos na foto, e eu não estou aqui querendo que este tipo de torcida seja banido dos estádios, mas sim que as punições sejam mais severas para os torcedores que não se comportarem, sendo essa punição extendida para a torcida organizada a qual fazem parte. Utopia, eu sei...


Sendo assim, temos que ver o Promotor Paulo Castilho se rendendo a violência urbana e a incapacidade do ser humano de conviver em harmonia, dizendo que de 10% as cotas para torcidas adversárias devem ser reduzidas para 5%. Lembro mais uma vez: com essa solução do Promotor, os torcedores comuns não perdem nada, porque estes já não vão em jogos como esse.


Lamentável...














Em Minas a coisa foi pior, e a solução não existe. É, porque dizer que a solução é explicar para toda a população que matar um outro ser humano simplesmente porque torce por outro time de futebol é errado, não é solução! Pra quem não viu nenhum noticiário hoje, o que aconteceu foi que um torcedor atleticano esperava junto com outros 60 torcedores um ônibus pela MANHÃ para ir para o Mineirão quando algum doente mental passou atirando e acertou duas pessoas: um menor que não corre risco de perder a vida e um rapaz de 20 anos que não aguentou. Pra esse caso eu não tenho o que falar. A impunidade deixou chegar nesse ponto...


Lamentável.²





E em todos os outros clássicos do fim de semana ocorreu algum tipo de confusão... normal né?!



Aí vem gente me falar que no Brasil não tem estádio pra Copa do Mundo. Ah, quer dizer que se o estádio fosse bonito, confortável e cheiroso igual na Europa, todo mundo ia se comportar, igual na Europa?

Hahahahaha!!!

O problema não é o estádio, mas sim quem vai lá. Se a cadeira da foto lá de cima, fosse com encosto reclinável e acolchoada seria arremessada longe do mesmo jeito.

Acontece que se a cadeira fosse assim, o ingresso seria mais caro do que já foi, e o torcedor que a arremessou não estaria ali. Entendeu?

Então relaxa, que na Copa, não vai ter briga!



Por fim, não deixe de ir ao estádio, leve bandeira, bola, apito, garganta e torça. Nada mais.



Heitor F.C.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

E o Vasco... coitado do Vasco...

A torcida Vascaína teve uma surpresa nessa quinta-feira. É que seu clube de coração acabara de ser punido na perda de  6 pontos na Taça GB + R$5.000,00. Tudo isso porque atuou na DERROTA para o Americano por 2x0 em São Januário na estreia do Campeonato com o jogador Jefferson fora da regularidade. Com essa punição imposta pelo TJD o Vasco, que estava com 11 pontos e praticamente classificado para as semi-finais, fica então de fora, já que com 5 pontos e restando somente um jogo a ser feito, não teria mais chances de classificação. O clube, no entanto, entrou com recurso e o advogado do mesmo está confiante. Eu, sinceramente, acredito que seja muito difícil que o recurso funcione. A competição perderia a credibilidade, que já ficou abalada após esse episódio. Agora que a punição foi dada, que seja levada até o final.
Agora pensando com calma, qual foi o proveito que o Vasco tirou de ter entrado com esse jogador em campo? O dedo do Fluminense está por trás dessa história, já que o time não teve a competência de ganhar os pontos em campo, precisou então de utilizar da burocracia, e conseguiu o que queria. Pode acabar que nem um, nem outro se classifique para as semi-finais. Botafogo e Flamengo que agradecem, por teoricamente enfrentarem times mais fáceis de serem batidos em decisões (hoje, seriam Americano e Cabofriense).
A torcida do Vasco deve estar realmente abalada após isso tudo, porque ver o time ser rebaixado e no ano seguinte montar um time razoável que vinha fazendo até uma boa campanha na Taça GB acabar perdendo 6 pontos justamente por um jogo em que perdeu em casa para um time pequeno é difícil de aguentar. Complicada essa vida de torcedor mas... o sentimento é que não pode parar...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Ano novo e dessa vez a vida é nova MESMO!


Essa frase tá mais do que manjada, eu sei. Aliás, nem gosto de ficar repetindo essas coisas que todo mundo fala, mas é que dessa vez a coisa mudou MESMO. Ou pelo menos vai mudar, e eu já sei que vai. Só agora em fevereiro que eu acho que a ficha caiu que acabou o período colegial cara. Estudei 12 anos da minha vida num só colégio e agora ver as aulas começando lá sem mim é estranho. E o pior, não ver as pessoas que tavam comigo durante esses 12 anos é pior ainda. Mas vida que segue, e as amizades que forem realmente dignas de ser caracterizadas assim, prevalecerão, tenho certeza. O sonho de morar no Rio parece que enfim vai se tornar realidade. E o melhor, passar pro 2° semestre é uma das melhores coisas da vida. Se você tiver um amigo, recomende isso a ele. São 6 meses que você não tem obrigação de fazer nada e pode arrumar sua vida toda pra quando começar a faculdade. Quase perfeito. O quase é porque você passa muito tempo imaginando como vai ser e querendo estar lá. A famosa ansiedade. To tão ansioso que até criei esse blog né?! E o pior, pra ninguém ler... mas tá beleza.
Por hoje então é só. Amanhã, quem sabe, eu invente outro assunto pra postar aqui. 
Até lá.


Heitor F.C.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Nasceu o Blog!


Agora que passei pra Comunicação, e pra manter a tradição dos jornalistas, criei esse blog.
Vou postar aqui sobre tudo um pouco. Futebol provavelmente será o assunto mais frequente, mas vou buscar escrever sobre outros temas. To ajeitando o blog aqui ainda, não sei mexer direito. =/

É isso.
Abraços.