terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Até quando?


Sim. Até quando teremos que ler, ouvir e assistir que após um clássico teve confusão, gente ferida, conflito com a polícia, atos de vandalismo, gente morta...? E de quem é a culpa?



Falando particularmente do clássico paulista, os culpados são vários, mas um em especial tem mais culpa que os demais: é a diretoria corinthiana. Sim, porque a diretoria são paulina, diminuiu para 10% a carga de ingresso para os torcedores corinthianos como se isso fosse adiantar. 10% de 68.000 = 6.800. Que fique bem claro: sem a diminuição, vão todos os torcedores ao estádio, tanto as famílias quanto os "brigões", enfim, todos. Já com a diminuição, a família fica fora disso e vão ao estádio somente os "esquentadinhos" (só pra não repetir palavra..). Resumindo, porque já to demorando demais, com ou sem a diminuição os 5.000 "torcedores" que só vão brigar e estragar a festa, estarão lá. Certo? Errado! Estaria certo se o ingresso fosse a preço popular, mas já que o ingresso mais barato era R$50,00 as torcidas organizadas, que são a massa, o povo, e por isso possuem menos poder aquisitvo estariam de fora. Certo? Errado de novo. Estaria certo se - aí está a grande culpada - a diretoria do Timão não desse ingressos para boa parte da torcida, possibilitando assim a entrada desses no estádio. Uma torcida que na chegada no Morumbi cantava: "ôÔÔ a violência voltoooou". Agora eu te pergunto: será que estes são torcedores do clube ou torcedores da torcida? A resposta você já sabe.


É inegável que a festa que as organizadas fazem é linda, como esta em que vemos na foto, e eu não estou aqui querendo que este tipo de torcida seja banido dos estádios, mas sim que as punições sejam mais severas para os torcedores que não se comportarem, sendo essa punição extendida para a torcida organizada a qual fazem parte. Utopia, eu sei...


Sendo assim, temos que ver o Promotor Paulo Castilho se rendendo a violência urbana e a incapacidade do ser humano de conviver em harmonia, dizendo que de 10% as cotas para torcidas adversárias devem ser reduzidas para 5%. Lembro mais uma vez: com essa solução do Promotor, os torcedores comuns não perdem nada, porque estes já não vão em jogos como esse.


Lamentável...














Em Minas a coisa foi pior, e a solução não existe. É, porque dizer que a solução é explicar para toda a população que matar um outro ser humano simplesmente porque torce por outro time de futebol é errado, não é solução! Pra quem não viu nenhum noticiário hoje, o que aconteceu foi que um torcedor atleticano esperava junto com outros 60 torcedores um ônibus pela MANHÃ para ir para o Mineirão quando algum doente mental passou atirando e acertou duas pessoas: um menor que não corre risco de perder a vida e um rapaz de 20 anos que não aguentou. Pra esse caso eu não tenho o que falar. A impunidade deixou chegar nesse ponto...


Lamentável.²





E em todos os outros clássicos do fim de semana ocorreu algum tipo de confusão... normal né?!



Aí vem gente me falar que no Brasil não tem estádio pra Copa do Mundo. Ah, quer dizer que se o estádio fosse bonito, confortável e cheiroso igual na Europa, todo mundo ia se comportar, igual na Europa?

Hahahahaha!!!

O problema não é o estádio, mas sim quem vai lá. Se a cadeira da foto lá de cima, fosse com encosto reclinável e acolchoada seria arremessada longe do mesmo jeito.

Acontece que se a cadeira fosse assim, o ingresso seria mais caro do que já foi, e o torcedor que a arremessou não estaria ali. Entendeu?

Então relaxa, que na Copa, não vai ter briga!



Por fim, não deixe de ir ao estádio, leve bandeira, bola, apito, garganta e torça. Nada mais.



Heitor F.C.

4 comentários:

  1. Sobre a violência, sobre as torcidas organizadas e sobre todas essas coisas de sempre, não tenho nada a dizer além de o de sempre também. Gostei bastante da sua explicação sobre a segurança durante a Copa fazendo link com as condições do estádio e o preço do ingresso. Excelente explanação!

    ResponderExcluir
  2. Estou em Belo Horizonte e, apesar de não ter ido ao clássico, fui ao centro da cidade no dia da partida.
    Cara, uma parte da torcida da máfia azul passou na minha frente e senti medo. Sei que não é toda máfia azul que é composta por esses marginais, do mesmo jeito que sei que eles existem na galoucura.
    Mas, a questão é a seguinte. Preço de ingresso não influencia em nada. Até porque, pelo menos em BH (mas acontece em SP, RJ, PoA tbm) as brigas não acontecem no estádio e sim na rua.
    Falam que deve-se acabar com torcida organizada pra acabar com a violência. Discordo. Sem torcida organizada, os marginais continuarão indo aos estádios, só que "a paisana". Isso sem contar que os projetos sociais das Organizadas (que não aparecem na mídia porque é sangue que vende jornal) acabam se elas não existirem...

    tem hora que acho que a solução para a violência entre torcidas é deixar os marginais se pegarem até não sobrar um!

    ResponderExcluir
  3. Isso não é mais problema do futebol, na minha opinião, já virou problema social, caso de polícia mesmo. Mesmo em dias em que não há jogos há brigas entre torcidas rivais (vide caso Germano da TJF). Nem é privilégio de países subdesenvolvidos (vide Hooligans e o caso do torcedor da Lázio que foi assassinado por torcedores da Juve em 2007). O grande incentivador da violência, tanto entre torcidas, quanto entre facções criminosas ou qualquer tipo de violência é a impunidade. Mas diminuir quantidade de ingresso é absurdo, totalmente antidemocrático e não resolve o problema, como vimos nesse último clássico entre SP e Corinthians.
    Enfim, enquanto não houver leis mais severas, tanto para os brigões quanto para os seus respectivos clubes, não haverá paz nem no futebol e nem em lugar algum.

    P.S.: Obrigada pelo comentário e parabéns pelo blog,muito bom! Aceita uma troca de links? E seja bem-vindo a ECO,calouro!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Pow na boa a torcida corintiana e nem toda a organizada é assim como dizem, são muitos torcedores pra pode rotular ela como uma torcida violenta , e sobre a diretoria do são paulo em limitar as entradas é lamemtavel pq gente de familia ficou na fila hrs e hrs pra pegar o ingresso e ficou sem é uma injustiça isso agora essas pessoas pagar por poucos desocupados é dose.

    ResponderExcluir