sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Consequências de um sensacionalismo / Cedo demais

Acho uma grande palhaçada o exagero em relação aos problemas no Rio que estão noticiando. O que fazem é patrocinar o desejo da bandidagem através de notícias sensacionalistas pra vender mais.
Hoje vi um repórter babaca qualquer na Record falando que deveria ser cancelado todo e qualquer evento na cidade por conta do caos que se instalou. Que não há possibilidade de segurança para um jogo de futebol, por exemplo.
É um cara desse que faz 60% do movimento em comércios, bares, restaurantes, cair no Rio de Janeiro. Faculdades fechadas, colégios fechados, ruas desertas. Tudo o que a bandidagem queria: mudar o cotidiano da população.
Tudo porque queimar ônibus chama mais atenção do que assaltos, mas assalto acontece no Rio desde que a família Real chegou por aqui e ninguém deixou de sair de casa a tarde durante esse tempo todo por causa de assalto. Agora porque tão colocando fogo em ônibus, muda-se a rotina toda?
Fechar escola, faculdade e comércio, que não seja lá na Vila Cruzeiro, acho babaquice. (apesar de que, mesmo lá, quem quer, trabalha normalmente porque o pior foi mesmo na quarta e não ontem, quinta)
Não estou dizendo aqui que a situação é normal e que devemos sair na madrugada normalmente, mas deixar de fazer os compromissos diários é ir na onda de imprensa sensacionalista.
Nessa sexta, os atos de vandalismo contra ônibus, carros, vans e motos e os arrastões, diminuíram. Que noticiem isso.




Por falar em Vila Cruzeiro, gostaria de saber por que nunca noticiavam as incursões inúteis e sem propósito da Polícia e do BOPE que nada de interessante traziam para a população local. Só agora a polícia resolveu retirar a bandidagem de lá, aí tem todo o aparato jornalístico, pronto para transmitir a ação dos blindados da Polícia, Marinha, etc. Contudo, no dia anterior, a situação foi muito pior, a troca de tiros foi muito mais intensa e pouquíssimos transmitiram o que aconteceu por lá. Que eu tenha visto, só o Globocop pegou bandidos se aglomerando na Vila Cruzeiro dando tiros pra baixo. Um dia depois, com toda a operação montada, aí sim, transmitem.
Por que? Porque mostrar tanque de guerra com armamento, detalhando armamento .50, é mais impressionante, vende mais. Pra que falar do armamento dos tanques se o mesmos, em nenhum momento, foram cogitados ser utilizados.

Espero que você que aplaude tudo isso, pedindo paz no Rio, não seja um dos que já financiou, com um real que seja, o movimento.

As pessoas estão parabenizando cedo demais essa operação. Se daqui a alguns anos, ou melhor, meses, tudo se mostrar uma grande farsa, não me venham dizer que estão surpresos.

3 comentários:

  1. "Espero que você que aplaude tudo isso, pedindo paz no Rio, não seja um dos que já financiou, com um real que seja, o movimento."
    Nessa frase tu falou muito bem, e isso a imprensa pouco fala. A situação está desse jeito por causa da galera que financia.
    Estou gostando muito dessa operação da polícia, mas pra dar certo mesmo, eles terão que ficar lá pra sempre. Um dia que saírem, volta ao que era..

    ResponderExcluir
  2. Temos o nosso instinto natural de proteção nesse momento. Mas tbm concordo que não podemos abaixar a cabeça e deixar de viver nossas vidas pq é isso que eles querem. Temos que saber balancear muito nesse caso, e acho que seja uma tarefa difícil pro povo carioca.. O que eu concordo plenamente é sobre o sensacionalismo sem escrúpulos que leva as pessoas a só saberem das coisas que acontecem na hora que eles querem. Pergunta a um morador se não rola isso de vez em quando na Vila Cruzeiro..
    E tbm espero que os que estão agr falando que acham certo essa operação da polícia, não financiem o tráfico... Esse é o problema..

    ResponderExcluir